Hóquei Clube Os Tigres de Almeirim

 

Decorria o ano de 1959 quando um grupo de rapazes de Almeirim, incentivados pelos feitos das gloriosas selecções nacionais da época, se dedicaram à prática do hóquei em patins.

Decidiram assim fundar um clube a que chamaram Hóquei Clube Os Tigres  e utilizavam o ringue dos Empregados do Comércio em Santarém para a sua prática.

Era desmotivador para esta gente tão nova ter que se deslocar a uma terra alheia, utilizando transportes públicos, para a prática da sua modalidade preferida. Por isso, pouco depois, foi interrompida mas o espírito manteve-se bem vivo e quando em 1977 a Câmara Municipal de Almeirim procedeu à construção de um ringue descoberto no parque desportivo municipal, ressurgiu, com carácter definitivo, a ideia de fundar oficialmente o Hóquei Clube Os Tigres o que aconteceu em 29 de Junho de 1977.

Em Almeirim não existia o gosto pela prática do hóquei o que foi e de que maneira ultrapassado pelo nível técnico dos excelentes praticantes que representaram o clube nos primeiros anos. Não havia escola de hóquei em patins mas antigos praticantes e não só, em pouco tempo criaram categorias nos escalões etários mais baixos, de tal modo que o clube chegou a ser o mais poderoso a nível distrital, contando no seu palmarés com alguns títulos distritais e Taça Ribatejo.

Adoptado definitivamente pelos almeirinenses, o clube é reconhecido como sendo uma Instituição de Utilidade Pública a 02 de Novembro de 2000 e continua desde então em evolução constante até aos dias de hoje. Com algumas fases melhores que outras, tem tido os seus altos e baixos mas continua sempre empenhado em proporcionar aos mais novos a aprendizagem da modalidade e dos valores humanos e sociais inerentes à formação desportiva para que no presente e no futuro possam ser mais e melhores.

No escalão sénior, ao longo dos anos já estivemos presentes nas diferentes divisões e competições nacionais e regressamos este ano ao Campeonato Nacional da I Divisão, fruto de um grande trabalho para que possamos levar sempre mais longe o clube e a cidade de Almeirim.